quarta-feira, 17 de maio de 2017

AO AVALIAR SUA PROLE VOCÊ OU SEU MÉDICO PODE ACHAR FÁCIL FAZER DIAGNÓSTICO DE PUBERDADE PRECOCE, MAS AMBOS ESTÃO RADICALMENTE ENGANADOS; A PUBERDADE PRECOCE PODE SER DIFÍCIL DE DIAGNOSTICAR, MESMO PARA OS ESPECIALISTAS. ENTÃO, COMO OS MÉDICOS ESTABELECEM UM DIAGNÓSTICO E UM PLANO DE TRATAMENTO PARA A PUBERDADE PRECOCE? AQUI ESTÃO ALGUNS DETALHES DE ALGUMAS DAS COISAS QUE ELES PODEM CONSIDERAR. FISIOLOGIA–ENDOCRINOLOGIA–NEUROCIÊNCIA-ENDOCRINA (NEUROENDOCRINOLOGIA) – GENÉTICA–ENDÓCRINO-PEDIATRIA (SUBDIVISÃO DA ENDOCRINOLOGIA): DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA VERLANGIERI CAIO.

A puberdade é considerada precoce quando começa, em média, em meninas menores de 8 anos e em meninos menores de 9 anos. 



As estimativas variam, mas alguns especialistas dizem que a puberdade precoce afeta cerca de 1 em 5.000 crianças, com predominância em mulheres. Observou-se ao longo dos anos que a idade de início da puberdade varia de acordo com a etnia.


"De todas as crianças que são referidas a nós médicos com sinais característicos de sinais de puberdade precoce, apenas cerca de 10% deles têm verdadeira puberdade precoce", parafraseando o prof. Dr. Paul Kaplowitz, MD, PhD, chefe da divisão de endocrinologia no Children's National Medical Center, em Washington DC "Muitos dos pais que entram são muito ansiosos sem uma boa causa ou uma situação razoável." 

Muitas crianças que apresenta condições como telarca precoce, assim como (desenvolvimento mamário) e pubarca prematura (aparência de pelos pubianos) - sem outros sintomas. Essas condições não são sinais de puberdade, mas apenas variações normais, diz Kaplowitz.


Se você acha que seu filho está mostrando sinais de puberdade precoce, não faça suposições, diz Jami Josefson, MD, um endocrinologista no Children's Memorial Hospital em Chicago. Pergunte ao seu endocrinologista ou neuro - endocrinologista especialista, ele poderá além de lhe orientar, também lhe propor um tratamento terapêutico se tiver dentro do tempo, não deixe passar a janela adequada de soluções. Qualquer especialista experiente fará uma avaliação profunda propedêutica, laboratorial instrumental, para dar o diagnóstico correto, é o que observamos na clínica diária.


Diagnóstico da puberdade precoce:

Existem dois tipos de puberdade precoce. A forma mais comum é a puberdade precoce central. Isto é, quando o cérebro começa o processo normal da puberdade - desencadeando a liberação de vários hormônios - mas faz isso cedo. Na maioria dos casos, não há razão conhecida. Muito raramente, a puberdade precoce central tem uma causa médica, como uma infecção ou crescimento no cérebro . A puberdade precoce periférica, também conhecida como precocidade periférica, é menos comum. Ele geralmente se desenvolve quando há excesso de produção de hormônios sexuais de um cisto ou um tumor.


Para diagnosticar a puberdade precoce, o médico do seu filho irá fazer algumas perguntas e executar alguns testes. Eles podem incluir como já explicamos acima, necessidade de uma avaliação profunda, denominação utilizada no meio científico como propedêutica avaliativa clínica, instrumental e laboratorial:

Um exame físico para avaliar quaisquer alterações no corpo

Uma história familiar para descobrir se a puberdade precoce pode correr na família

Exames de sangue para verificar o hormônio de uma criança e às vezes os níveis de tireóide.

Raios-X, geralmente da mão e do pulso, para verificar a idade óssea da criança; esta é uma maneira de ver quão rapidamente ele ou ela está crescendo, e se a altura final do adulto pode ser afetada.

MRIs (ressonância nuclear magnética) do cérebro são às vezes usadas ​​para descartar problemas médicos que poderiam causar puberdade precoce central, como tumores. MRIs não são rotina para a maioria das crianças. Elas são usadas ​​quando uma causa subjacente é mais provável, como em crianças menores de 6 anos ou crianças com outros sintomas.


Os ultras - sons - dos ovários, por exemplo - podem ser úteis em alguns casos. 


Portanto é uma moléstia (patologia) muito complexa, mas dentro da janela adequada até a finalização da puberdade que possui soluções significativas, e acompanhara sua normalidade estatural adequada e regula na medida do possível se os pais e responsáveis tomarem atitudes preventivas no tempo certo.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neurocientista-Endócrino
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

COMO SABER MAIS:
1. Citocinas pró-inflamatórias podem estimular o eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal; por outro lado, o cortisol diminui a produção de citocinas e de outros mediadores inflamatórios...
http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. Portanto, é evidente que existe uma disfonia entre o eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal e a resposta inflamatória; isto pode estar relacionado com o papel das alterações do eixo HPA – hipotálamo – pituitária - adrenal no desenvolvimento da obesidade...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. Um estudo recente relatou que um IMC mais elevado foi associado com diminuição da ação anti-inflamatória dos glicocorticóides. No entanto, a natureza destas relações permanece indeterminada...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Caio Jr., Dr. João Santos. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Caio, Henriqueta V. Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; DiMarco, JE & Newman, MK (2011). Quando seu filho está sendo intimidado: soluções reais para pais, educadores e outros profissionais. Vivisphere Publishing; Simmons, R. (2011). Odd Girl Out: A Cultura Oculta da Agressão em Meninas. Boston: Livros de Mariner.

Contato:
Fones: (11)2371-3337/ 5572-4848 ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Instagram
https://instagram.com/clinicascaio/

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=104690649852646187590.0004949cd4737b76430ff&ll=-23.578381,-46.645637&spn=0.001337,0.002626&z=17

Nenhum comentário:

Postar um comentário